(ELABORADO PELO ENGENHEIRO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ANDRE LUIZ DIAS DA MOTTA)
LEVANTAMENTO QUALITATIVO
NORMAS GERAIS DE PROCEDIMENTO
Deve-se
iniciar o reconhecimento qualitativo do ambiente de trabalho com um estudo
minucioso de uma planta atualizada do local, assim como de um fluxograma dos
processos, a fim de estabelecer a forma correta de proceder o levantamento:
saber o que fazer e como fazer, nos diferentes locais de trabalho.
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O estudo qualitativo deve dar informação
detalhada de aspecto como:
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número de trabalhadores;
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horários de trabalho;
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matérias primas usadas, incluindo nome comercial
e nome científico das substâncias;
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maquinarias e processos;
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tipos de energia usada para transformação de
materiais;
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produtos semi-elaborados.
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produtos acabados;
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substâncias complementares usadas nos processos;
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existência ou não de equipamentos de controle,
tais com: ventilação local, estado em que se encontram os equipamentos, etc.
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tipos de iluminação e estado das iluminarias;
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presenças de poeiras, fumos, névoas e ponto de
origem de dispersão;
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uso de EPI por parte dos trabalhadores;
As
informações colhidas podem ser coletadas e dispostas em um documento padronizado, de maneira a reunir
informações importantes e necessárias.
LEVANTAMENTO QUANTITATIVO
A coleta dos
dados do levantamento qualitativo será importante para traçar os rumos a serem
seguidos no levantamento quantitativo. Este, por sua vez, deve ser minucioso e
completo, para que represente as condições reais em que se encontra o ambiente
de trabalho.
Deve-se,
portanto, verificar a intensidade ou concentração dos agentes físicos e
químicos existentes no local analisado. Dessa forma, são colhidos subsídios para
definir as medidas de controle necessárias.
Uma vez
adotadas as medidas de controle que alteram as condições de exposição
inicialmente avaliadas, será necessário um novo levantamento quantitativo, para
se verificar a eficácia das medidas implantadas.