CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS


(ELABORADO PELO ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ANDRE LUIZ GOMES DIAS DA MOTA)

            Os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos presentes nos ambientes de trabalho capazes de produzir danos à saúde do trabalhador, quando os limites de tolerância são superados.

AGENTES FÍSICOS
AGENTES QUÍMICOS
AGENTES BIOLÓGICOS
Ruído
Calor
Radiação ionizante
Radiação não ionizante
Vibração
Umidade
Gases
Vapores
Poeiras
Fumos metálicos
Névoas
Neblinas
Vírus
Bactérias
Protozoários


            Esses limites de tolerância são fixados em razão da natureza, concentração ou intensidade do agente ao qual se esta exposto e ao tempo de exposição. Devido a estes fatos, não podemos adotá-los como valores rígidos entre uma condição segura, pois os mesmos são capazes de gerar alguma doença, isto porque depende da susceptibilidade de cada ser humano, ou seja, da sensibilidade de cada indivíduo. Para o higienista, os limites devem ser encarados como valores referenciais.

            Devemos entender que limite de tolerância (LT), são aquelas concentrações dos agentes químicos ou intensidade dos agentes físicos presentes no ambiente de trabalho, sob as quais os trabalhadores podem ficar expostos durante toda a sua vida laboral sem sofrer efeitos nocivos à saúde. Esses limites tem por objetivo garantir a proteção da saúde do trabalhador. Como exemplo destes limites de tolerância podemos citar:
Agente físico Ö Ruído Ö 85 dB(A);
Agente químico Ö Amônia Ö 20 ppm.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

            Segundo a American Industrial Higgienne Association “Ciência e arte devotada ao reconhecimento, avaliação de controle dos “fatores e estressores“ “ambientais” presente de oriundos do local de trabalho os quais podem causar doença, degradação da saúde ou bem estar ou desconforto significativo e eficiência entre os trabalhadores ou cidadãos de uma comunidade” (citação na enciclopédia de segurança e saúde ocupacional da OIT)

            O reconhecimento de riscos sem a intervenção e o controle; isto é, sem a conseqüente prevenção da doença não qualifica atuação como higiene ocupacional.

            Um programa de Higiene Ocupacional deve conter 3 principais objetivos:

- Prevenir doenças ocupacionais;
-Documentar condições saudáveis de trabalho para empresa;
-Cumprir a legislação vigente;

ESTRUTURA DA HIGIENE OCUPACIONAL.
 












Antecipação: consiste em identificar os riscos potenciais e reais durante o projeto, construção, alteração de projeto, aplicações e etc.

Reconhecimento: consiste em identificar os riscos reais e potenciais nos locais de trabalho. O reconhecimento é realizado da seguinte maneira:
a)    Levantamento de Materiais e Insumos Utilizados;
b)    Inspeção de Higiene do Trabalho;
c)    Descrição das Tarefas
d)    Inspeções de Novas Instalações
e)    Análise de Segurança dos Equipamentos
f)     Revisão de Higiene do Projeto

Avaliação: consiste em determinar a concentração ou intensidade de agente ambiental agressivo existente no local de trabalho, através de:

MONITORAÇÃO PESSOAL

            São as amostras coletadas perto do nariz, boca e ouvido dos empregados, através de instrumentos de medição durante determinado período.

MONITORAMENTO DA ÁREA

É aquela em que as amostras são coletadas nas áreas de trabalho, através de instrumentos durante um determinado período.
-      Onde a monitoração pessoal é impossível;
-      Onde a concentração de um contaminante do ar interior de vasos e tanques deve ser medida antes de entrarem.
-      Como avaliação existentes e posteriores a monitoração pessoal.