(ELABORADO PELO ENGENHEIRO DE
SEGURANÇA DO TRABALHO
ANDRE LUIZ GOMES DIAS DA MOTA)
Os
riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos presentes nos
ambientes de trabalho capazes de produzir danos à saúde do trabalhador, quando
os limites de tolerância são superados.
AGENTES FÍSICOS
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AGENTES QUÍMICOS
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AGENTES BIOLÓGICOS
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Ruído
Calor
Radiação ionizante
Radiação não ionizante
Vibração
Umidade
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Gases
Vapores
Poeiras
Fumos metálicos
Névoas
Neblinas
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Vírus
Bactérias
Protozoários
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Esses
limites de tolerância são fixados em razão da natureza, concentração ou
intensidade do agente ao qual se esta exposto e ao tempo de exposição. Devido a
estes fatos, não podemos adotá-los como valores rígidos entre uma condição
segura, pois os mesmos são capazes de gerar alguma doença, isto porque depende
da susceptibilidade de cada ser humano, ou seja, da sensibilidade de cada
indivíduo. Para o higienista, os limites devem ser encarados como valores
referenciais.
Devemos
entender que limite de tolerância (LT), são aquelas concentrações dos agentes
químicos ou intensidade dos agentes físicos presentes no ambiente de trabalho,
sob as quais os trabalhadores podem ficar expostos durante toda a sua vida
laboral sem sofrer efeitos nocivos à saúde. Esses limites tem por objetivo
garantir a proteção da saúde do trabalhador. Como exemplo destes limites de
tolerância podemos citar:
Agente físico Ö
Ruído Ö
85 dB(A);
Agente químico Ö
Amônia Ö
20 ppm.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Segundo
a American Industrial Higgienne Association “Ciência e arte devotada ao
reconhecimento, avaliação de controle dos “fatores e estressores“ “ambientais”
presente de oriundos do local de trabalho os quais podem causar doença,
degradação da saúde ou bem estar ou desconforto significativo e eficiência entre
os trabalhadores ou cidadãos de uma comunidade” (citação na enciclopédia de
segurança e saúde ocupacional da OIT)
O
reconhecimento de riscos sem a intervenção e o controle; isto é, sem a
conseqüente prevenção da doença não qualifica atuação como higiene ocupacional.
Um programa
de Higiene Ocupacional deve conter 3 principais objetivos:
- Prevenir doenças ocupacionais;
-Documentar condições saudáveis
de trabalho para empresa;
-Cumprir a legislação vigente;
ESTRUTURA DA HIGIENE OCUPACIONAL.
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Antecipação: consiste em identificar os riscos potenciais e reais
durante o projeto, construção, alteração de projeto, aplicações e etc.
Reconhecimento: consiste em identificar os riscos reais e
potenciais nos locais de trabalho. O reconhecimento é realizado da seguinte
maneira:
a) Levantamento
de Materiais e Insumos Utilizados;
b) Inspeção
de Higiene do Trabalho;
c) Descrição
das Tarefas
d) Inspeções
de Novas Instalações
e) Análise
de Segurança dos Equipamentos
f) Revisão
de Higiene do Projeto
Avaliação: consiste em determinar a concentração ou intensidade de
agente ambiental agressivo existente no local de trabalho, através de:
MONITORAÇÃO PESSOAL
São
as amostras coletadas perto do nariz, boca e ouvido dos empregados, através de
instrumentos de medição durante determinado período.
MONITORAMENTO DA ÁREA
É aquela em
que as amostras são coletadas nas áreas de trabalho, através de instrumentos
durante um determinado período.
-
Onde a monitoração pessoal é impossível;
-
Onde a concentração de um contaminante do ar
interior de vasos e tanques deve ser medida antes de entrarem.
-
Como avaliação existentes e posteriores a
monitoração pessoal.