CAPACIDADE DO TÉCNICO DE HIGIENE OCUPACIONAL

(ELABORADO PELO ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ANDRE LUIZ GOMES DIAS DA MOTA)

            Seu conhecimento especializado capacita para contribuir e desenvolver medidas para a proteção da saúde que podem ser incorporadas a um processo com os menores custos e uma máxima eficiência.

O higienista industrial pode proporcionar uma perspectiva única a uma empresa e oferecer soluções especializadas a numerosos problemas.

A American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH), foi fundada em 1938 por um grupo de Higienistas industriais do governo com o objetivo de trocar idéias e experiências e promover normas e técnicas da saúde industrial.

A legislação da Occupational Safety and Health, de 1970, tem proporcionado programas de saúde e de riscos relacionados ao trabalho.

O National  Institutwe for Occupational safety and Health (NIOSH), foi criado pelo ministério da saúde, educação e bem estar social com critérios das normas da OSHA. Responsável pela condução de pesquisas e efetivação de recomendações para a prevenção de doenças e riscos provenientes dos locais ou procedimentos de trabalho.

A NOSH é uma organização formada por empregados que representam diversas disciplinas que incluem higiene industrial, engenharia, medicina epidemiologia e estatística.

Em 1970, o congresso dos Estados Unidos aprovou o ato denominado “Accupational Safety And Health Act”, “para garantir no máximo possível a cada trabalhador, homem ou mulher, condições seguras de trabalho e saúde em toda nação.

O citado ato criou a Occupational and Health Administration (OSHA) para efetuar a emissão de normas e a NISH para realizar as pesquisas.

CONCEITO

            Higiene industrial é a ciência e a arte dedicada a:

·      antecipação;
·      reconhecimento;
·      avaliação;
·      controle.

            Estes fatores e os riscos ambientais originados nos postos de trabalho podem causar enfermidades, prejuízos para a saúde ou o bem estar dos trabalhadores, tendo também em vista o possível impacto nas comunidades vizinhas e no meio ambiente em geral.

            A higiene industrial se relaciona direta ou indiretamente com os diversos ramos profissionais a saber:

Ø saneamento e meio ambiente Ö controle de emissão de poluentes;
Ø psicologia e sociologia Ö estudo e melhoria das doenças psíquicas; 
Ø medicina do trabalho Ö exames médicos e detectar doenças ocupacionais;
Øsegurança do trabalho Ö evitar doenças profissionais;
Øengenharia Ö projetos de melhoria do meio ambiente;
Øergonomia Ö projetos e estudos de melhoria dos postos de trabalho.

            Por se tratar de uma ciência que tem como objetivo principal a relação entre o homem e o meio ambiente de trabalho a higiene industrial necessita para o seu bom desenvolvimento e desempenho de práticas de ações multi-disciplinares de educação dos trabalhadores, no sentido de prevenir os riscos ambientais existentes nos locais de trabalho, obtendo-se com isso uma melhor organização de trabalho e uma satisfação dos trabalhadores, no desempenho de suas atividades laborais.