SUCESSIBILIDADE DO INDIVIDUO


A complexidade do organismo humano implica em que a resposta do organismo a um determinado agente pode variar de indivíduo para indivíduo, Portanto, a suscetibilidade individual é um fator importante a ser considerado. 
Todos estes fatores devem ser estudados quando se apresenta um risco potencial de doença do trabalho e, na medida em que este seja claramente estabelecido, podendo planejar a implementação de medidas de controle, que levarão à eliminação ou à minimização do risco em estudo.
O tempo real de exposição será determinado considerando-se a análise da tarefa desenvolvida pelo trabalhador. Essa análise deve incluir estudos, tais como:

• tipo de serviço;
• movimento do trabalhador ao efetuar o seu serviço;
período de trabalho e descanso, considerando todas as suas possíveis variações durante a jornada de trabalho
A concentração dos poluentes químicos ou a intensidade dos agentes físicos devem ser avaliadas, mediante amostragem nos locais de trabalho, de maneira tal que essas amostragens sejam o mais representativas possível da exposição real do trabalhador a esses agentes agressivos. Este estudo deve considerar também as características físico-químicas dos contaminantes e as características próprias que distinguem o tipo de risco físico.
Junto a este estudo ambiental terá de ser feito o estudo médico do trabalhador exposto, a fim de determinar possíveis alterações no seu organismo, provocadas pelos agentes agressivos, que permitirão a instalação de danos mais importantes, se a exposição continuar.
Podemos concluir, então. Que a Higiene do Trabalho é uma ciência multidisciplinar, que tem por objetivo fundamental a preservação da saúde do trabalhador, o patrimônio mais importante.
Nos itens que se seguem faremos um estudo mais aprofundado dos riscos ambientais, assim como das técnicas empregadas pela Higiene do Trabalho necessárias para atingir o seu objetivo.
Citaremos, também, as Normas Regu1amentadoras relacionadas aos quesitos legais, que garantem a todo trabalhador brasileiro o direito preservar a sua saúde no trabalho.

Conclusão
É uma palavra que indica a qualidade do que é suscetível, ou seja, do que está aberto ou propenso à determinada coisa. Vamos a um exemplo? Eu estou suscetível de adquirir alguma doença. (Em outras palavras, eu posso adquiri uma doença porque alguma circunstância indica que isso pode acontecer eu posso não tomar remédios, por exemplo)

Ninguém está INSUSCTÍVEL DE MORRER. Em outras palavras, ninguém está livre da morte.
(note que agora é o contrário de suscetível (Insuscetível)

Outro sinônimo que exprime também a idéia de suscetibilidade: vulnerabilidade.