ANTES DA LEITURA
|
|
|
|
1
|
Fazer
pergutas sobre o texto.
|
2
|
Ver
como é a organização do texto.
|
3
|
Organizar
um roteiro para ler.
|
4
|
Levantar
hipóteses sobre o conteúdo do texto.
|
DURANTE A LEITURA
|
||
1
|
Fazer comentários críticos sobre o texto.
|
|
2
|
Opinar sobre as informações do texto.
|
|
3
|
Parar de ler para ver se estou entendendo.
|
|
4
|
Reler trechos quando encontrar uma informação que
tenho dificuldade de entendimento.
|
|
5
|
Reler em voz alta os textos não compreendidos.
|
|
6
|
Voltar
a ler alguns paragráfos ou páginas já lidas quando me distraio.
|
|
7
|
Verificar
se as hipóteses que fiz sobre o conteúdo do textos estão certas ou erradas.
|
|
8
|
Grifar
o texto para destacar as informações que acho importante.
|
|
9
|
Fazer
anotações ao lado do texto.
|
|
10
|
Consultar
o dicionário para entender o signifcado das palavras novas
|
|
11
|
Fixar
a atenção em determinados trechos do texto.
|
|
12
|
Fazer
anotações sobre o texto.
|
|
13
|
Ler
novamente trechos do texto quando não entendo a relação entre as informações.
|
|
14
|
Relacionar
o assunto do texto com o que já conheço sobre o assunto.
|
|
15
|
Deduzir
informações do texto que leio para compreendê-lo.
|
|
16
|
Analisar
se as informações se as informações são lógicas e fazem sentido
|
|
17
|
Ler
com atenção e devagar para ter certeza que estou entendendo o texto.
|
|
18
|
Reler
trechos para relacionar as informações as inforções do texto.
|
|
19
|
Concentrar-me
na leitura quando o texto é difícil
|
|
20
|
Questionar
o texto para entendê-lo melhor.
|
|
21
|
Ficar
atentos ao nomes, datas, época e locais que aparecem no texto para
compreendê-lo.
|
|
22
|
Levantar
comentários críticos sobre o texto.
|
|
23
|
Fazer
suposições sobre o significado de um techo do texto para compreendê-lo.
|
|
24
|
Interpretar
o que o autor quis dizer.
|
|
25
|
Diferenciar
as informações de opinião do autor.
|
|
26
|
Repensar
sobre o porquê fiz algumas suposições certas e outras erradas sobre o texto.
|
|
27
|
Relembrar
os proncipais pontos do texto para verificar se o compreendi totalemnte.
|
|
28
|
Reescrever
com as minhas palavras as informações que destaquei como importantes.
|
|
29
|
Fazer
listas dos tópicos mais importantes do texto.
|
|
30
|
Fazer
um resumo do texto para ornanizar as informações mais importantes.
|
|
31
|
Verificar
se atingir o objetivo que havia estabelecido para leitura.
|
|
32
|
Identificar
as dicas do textos que me permitem fazer hipóteses corretas sobre o contúdo.
|
|
33
|
Fazer
um esquema do texto para relacionar as informações importantes.
|
|
34
|
Listar
as informações que entendi com facilidade.
|
|