A construção civil é um dos setores econômicos que mais cresceu nos ultimos tempos, e os acidentes do trabalho aumentaram consideravelmente. Falta de preocupação com a Segurança do Trabalho e falta de um responsável técnico são fatores que fazem com que os acidentes do trabalho sejam quase inevitáveis e as estatísticas aumentem. Abaixo a reportagem do jornal Zero Hora de Porto Alegre evidencia este fatos:
Acidente na Capital12/04/2012 | 20h35
Dono da obra onde morreu operário será indiciado por homicídio doloso
DELEGADO DIZ QUE COMERCIANTE ASSUMIU O RISCO QUANDO AUTORIZOU A DEMOLIÇÃO SEM UM RESPONSÁVEL TÉCNICO
O dono da obra onde morreu um operário, na tarde de hoje, em Porto Alegre, será indiciado pela Polícia por homicídio doloso (quando há intenção de matar). De acordo com o delegado Marcos Machado, Rudimar Steffani, de 37 anos, assumiu o risco quando autorizou a demolição de um prédio abandonado sem um responsável técnico.
O operário João Batista Carvalho, de 42 anos, morreu quando buscava uma marreta que havia caído embaixo da laje que desabou durante demolição de um prédio de três andares na Rua Anita Garibaldi, perto da Avenida Carlos Gomes, no bairro Mont Serrat.
Steffani alugou o terreno e contratou quatro operários que realizavam o serviço. O comerciante, que se apresentou de forma voluntária à Polícia, foi liberado após o depoimento.
por: Michael David - Editor do Blog Consultoria em Segurança e Medicina do Trabalho